Alimentação para cuidar da saúde do seu cão

A saúde do seu cachorro pode variar muito segundo os cuidados proporcionados. Fatores como uma alimentação correta, cuidados com a higiene e disponibilidade dos donos para brincar são alguns dos aspectos a serem levados em conta. A seguir, damos alguns conselhos sobre como você deve agir para melhorar a saúde do seu cão.

Alimentação para cuidar da saúde do seu cão

O primeiro aspecto a considerar quando se analisa a saúde de um cão é a dieta que é oferecida. Muitos donos não se dão conta de que os famosos petiscos industriais foram fabricados por meio de subprodutos da carne, substâncias e elementos químicos e outros produtos.
Por falta de tempo ou pela razão que for, se optamos por comprar a comida do nosso cão já pronta, é preciso buscar marcas que contenham carne de uma mínima qualidade, complementando com verduras e outros produtos saudáveis. A desculpa de que o preço é elevado pode se rebater com a quantidade. Ao se tratar de mais nutrientes, o animal precisará comer menos quantidade. Das pessoas, costuma-se dizer que “somos o que comemos”. Isto também é aplicável ao animal de estimação da casa.
A água oferecida também influencia muito na saúde de cachorro. Se damos água diretamente da torneira, produtos químicos serão oferecidos, por isso, o ideal seria água de filtro de qualidade ou ao menos que a água potável da torneira não esteja tratada em excesso.
Além da boa comida, de qualidade e uma água limpa, os cães são muito vulneráveis a todo tipo de perigo no meio ambiente, como a contaminação, os pesticidas e diversos produtos químicos. Todos estes elementos são tóxicos para o organismo, já que se acumulam no fígado e nos gânglios linfáticos e podem causar muitas doenças.

Elementos saudáveis para purificar

Para desintoxicar o corpo de nosso animal de estimação, há muitos suplementos no mercado que contêm ervas, antioxidantes e outras substâncias a base de plantas, muito úteis para limpar os órgãos vitais, reforçar o sistema imunológico e ajudar a combater doenças.
Entre as ervas mais saudáveis está o visco e o ginseng. Além de oferecer propriedades antioxidantes, melhoram a circulação do sangue e a resistência dos glóbulos brancos diante das enfermidades. Com estes elementos, o cão terá mais energia em sua vida diária e também servirá para retardar o envelhecimento.

Sintomas de que o cão está saudável

Há certos sintomas de saúde do seu cão com os quais você vai comprovar que não há nenhum problema. Citamos alguns deles:
  • O focinho do cão está úmido e gelado, com uma cor escura e sem secreções.
  • Os olhos permanecerão limpos e brilhantes.
  • O hálito do animal não cheirará mal e sua respiração deve ser pausada, sem agitações.
  • As gengivas devem ter uma cor rosa uniforme. Se pressionarmos os dedos sobre elas, ainda que no momento fiquem esbranquiçadas, devem voltar a seguir a sua cor rosa original.
  • Os dentes do animal devem ser brancos e estar limpos.
  • Seus ouvidos devem ter o aspecto de limpos e cheirar a limpo e o pelo deve ser brilhante.
  • A pele do animal tem que ser macia, limpa e flexível. Há como comprovar de forma simples: pegue um pouco da pele situada sobre o ombro do animal e segure um pouco. Ao soltar de novo, a pele deverá voltar ao seu estado original rapidamente. Se não for assim, é possível que o animal esteja em um processo de desidratação.
  • Fonte: meusanimais.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GELADINHO GOURMET – APRENDA A FAZER E GANHE DINHEIRO

100 RECEITAS DE DOCES FÁCEIS DE FAZER

COSTELA ASSADA NO FORNO